Tecnologia do Blogger.
RSS

Chega de Remédio Instantâneo!


Com tanta programação esportiva ocorrendo na TV, faltando poucos meses para o final do ano, o inverno dando uma trégua, dá pra ficar mais motivado em melhorar o condicionamento físico, não é? Pois bem! Isso é ótimo, mas vamos combinar uma coisa? Fica combinado que não nos enganaremos mais! Sabe aquele esforcinho físico que a gente faz de vez em quando (geralmente nos finais de semana) ou aquela “dieta” que a gente resolve seguir (sempre na segunda-feira!) e acha que já é suficiente? Sabe? Então, vamos ter que admitir que isso NÃO é suficiente!
Sabe quando você passa alguns dias disciplinado com o treino e a dieta e as calças ficam um pouquinho folgadas? Então, isso não é nada! É claro, podemos usar isso como motivação para continuar, mas não para pensar que já está bom! O exercício físico não deve ser encarado como um remédio instantâneo. Deve ser encarado como algo imprescindível e que deve ser feito diariamente, comparado à alimentação e sono. E isso é muito sério!
Já escrevi sobre os princípios do treinamento físico, e um deles é o da continuidade. Após uma sessão de exercícios nosso corpo irá modificar algumas estruturas de modo que o mesmo estímulo fique mais fácil a ser executado da próxima vez. Ou seja, eu ganho um pouco mais de condicionamento. Mas este “condicionamento”, que podemos chamar de adaptação ao exercício, dura em torno de 48hs e se não ocorrer um novo estímulo, o corpo recorrerá à “lei do menor esforço”. Isto é, ele tornará ao estado anterior, porque para manter-se condicionado ele precisará manter o metabolismo um pouco mais acelerado (o que é ótimo!). Então, é preciso estar sempre nos “renovando”. Sempre trazendo novos estímulos às nossas células...
E eu, ao invés de ficar contente quando um aluno se empolga com os resultados, fico preocupada. Sabe por quê? Porque já estamos adaptados demais às tecnologias, às coisas imediatas, aos remédios instantâneos. Nos cansamos rápido demais, dificilmente treinamos paciência e perseverança, nos acostumamos ao comodismo, queremos que os outros façam as coisas por nós, facilmente nos distraímos e nos desviamos dos nossos objetivos. Isso serve para mim e para você: encare a realidade, não fuja do espelho nem dos seus sonhos. A construção e o caminho são muito mais gratificantes do que a permanência no mesmo estado ou, pior, pensar que já se chegou a algum lugar...
Troque seus remédios instantâneos pelo prazer do autoconhecimento e da autorrealização, use suas conquistas para ir além, continue se reciclando, desejando melhorar em todos os aspectos, nunca pare de lutar! 

Jaqueline Alves Nieto 
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...