Tecnologia do Blogger.
RSS

Suplementação alimentar: pouco ou insuficiente?


        Pouco e insuficiente parecem palavras sinônimas, mas tratando-se de metabolismo humano, a coisa não funciona bem por aí. Quando paro para estudar o mundo da suplementação nutricional fico perdida com tantas informações. Seu organismo produz determinado nutriente, mas a propaganda diz que é pouco, que com a suplementação seu corpo pode ir além. Como assim?
      Bem, se o corpo produz determinado nutriente, ele produzirá a quantidade suficiente para suas necessidades, não é mesmo? A não ser que a ingestão de alimentos de origem animal, vegetal e frutas não sejam adequadas. Esta é a questão! Será que é melhor você ingerir um suplemento industrial a comer um alimento natural? Será que a quantidade real do nutriente encontrada no rótulo é a mesma da sua composição? Será que o suplemento vai agir por si mesmo, não dependendo de nenhum outro fator para funcionar? Será que a disponibilidade “aumentada” de determinado nutriente não fará seu organismo se tornar preguiçoso, ao invés de trabalhar mais?
       O maior problema do uso da suplementação, que está cada dia mais comum, é que as pessoas preferem confiar apenas no vendedor do produto, não se importando em buscar informações científicas para o consumo, os prós e os contras do uso das substâncias, não buscam especialistas. Conheço pessoas que vendem produtos proibidos pela ANVISA, e pessoas que compram estes produtos buscando solucionar seus problemas estéticos como num passe de mágica. Isso NUNCA será possível, afinal de contas não temos acesso ao gênio da lâmpada...
         Então, a dica que eu dou: conheça seu corpo e busque o potencial máximo que ele pode alcançar, busque a ajuda de um profissional da Educação Física. Se alimente nutricionalmente bem e, só então, busque ajuda de um nutricionista especializado para a suplementação, ele saberá quais as substâncias recomendadas a você, a quantidade suficiente e as orientações de uso, de acordo com seus objetivos. A não ser que você queira aumentar algo que pode ser pouco, porem suficiente, e trazer uma sobrecarga aos órgãos vitais. A decisão é tua! 

Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Super Musculo disse...

Muito boa a matéria. Acho o que está ocorrendo é que muita gente acha que só porque suplementa não precisa se alimentar... muito errado né? Parabéns pelo texto.

wilson disse...

além das pessoas desconhecerem o verdadeiro efeito que um suplemento pode causa para elas também esquecem que como o próprio nome diz suplemento serve para suprir não para substituir e é exatamente isso que muita gente faz troca sua alimentação pelo uso de suplementos e nada substitui uma boa alimentação.

Postar um comentário

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...