Tecnologia do Blogger.
RSS

Dia Mundial do Câncer: 04 de fevereiro


Câncer é uma daquelas palavras que dá medo de ouvir. Sentimos até um arrepio na espinha só de pensar na possibilidade de algum familiar ser diagnosticado com a doença e nunca imaginamos que poderíamos ser acometidos por ela. Deus me livre! Mas, infelizmente, nem todos se salvam da triste notícia. Famosos, presidentes, jovens, crianças e idosos, todos estamos vulneráveis a ação maléfica dos radicais livres, à exposição solar, à falta de nutrientes alimentares, aos hábitos inadequados de saúde e a fatores hereditários. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa de novos casos no Brasil chega a mais de meio milhão (518 mil) para este ano, 10% a mais em relação a 2011.
Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. As primeiras manifestações do tumor podem surgir depois de muitos anos a uma única exposição (radiações ionizantes, por exemplo) ou após exposição contínua aos fatores de risco (radiação solar ou tabagismo, por exemplo).
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, nos quais encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.
No Brasil, o câncer de mama e próstata são os mais freqüentes, por questões de hábitos de saúde e do envelhecimento da população. Cabe a nós a responsabilidade de evitar a exposição aos fatores de risco e realizar exames periódicos, principalmente se tivermos algum caso de câncer na família. Vale lembrar os fatores modificáveis: tabagismo, alcoolismo, maus hábitos sexuais, inatividade física, hábitos alimentares inadequados, medicamentos, fatores ocupacionais, radiação solar e obesidade.
O Brasil assinou a Declaração Mundial Contra o Câncer, com metas até 2020, com medidas mundiais para auxiliar no diagnóstico e melhorar o atendimento aos que sofrem da doença.  Para nós, não basta simplesmente ignorar o problema, estamos todos no mesmo barco...
Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP


Leia mais: 
10 dicas para se proteger do câncer:
Declaração Mundial contra o câncer:
A temível escalada do câncer no Brasil: 





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Tainã Almeida disse...

Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos perídos mais
marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso? (sinopse do meu blog)
Acessa o meu blog?
"Blog de uma adolescente"

http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

Espero a sua visita, se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
Atenciosamente Tainã Almeida.

Postar um comentário

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...