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Mulheres, fortes e poderosas!


Ser mulher não é fácil! Além de vivermos sempre atarefadas com uma infinidade de coisas ainda temos que aturar a fisiologia a favor dos homens. Veja: nós temos maior variação hormonal, menor consumo de oxigênio, maior acúmulo de gordura, maior dificuldade para ganhar e manter nossa musculatura, menor densidade óssea, menor taxa de metabolismo basal, menor concentração de hemoglobina sanguínea, tamanho menor na maioria dos órgãos e mais uma porção de coisas. Se não nos cuidarmos a soma destes fatores resultará em quilinhos a mais na balança, respiração ofegante ao subir “cinco” degraus de escada, dores no corpo todo no final do dia, cansaço extremo... Haja inteligência emocional e resistência física para permanecermos em nossas funções e realizarmos tudo com mestria e sensibilidade, dignas de uma rainha!
O lado bom da atualidade é que temos chamado a atenção do marketing, em diferentes áreas de consumo, pelo crescente poder de compra e decisão que temos sobre elas. E no mundo fitness não é diferente: academias só para mulheres, aulas e grupos específicos para elas, descontos especiais e novidades vão surgindo a todo instante, buscando satisfazer melhor as necessidades deste público. Então, não há desculpas para ficarmos paradas, certo?
Eu não poderia deixar de recomendar a musculação pelos diversos benefícios que ela traz, mas ela envolve muitas dúvidas quanto ao ser realizadas por mulheres. As principais: ela deixa “musculosa”? Ajuda a emagrecer? É prejudicial? Pode ser feita todos os dias? Bom, vamos lá!
Como o próprio nome já diz e espanta a musculação existe justamente para trabalharmos “os músculos”, e como já escrevi AQUI, é muito importante mantermos nossa musculatura e força para evitarmos problemas na terceira idade. Mas “ficar musculosa” como nos vem à cabeça é bem diferente dos treinos, que recomendo, chamados “terapêuticos” onde trabalhamos força no limite da saúde e não um treino de “fisiculturismo” que é tão intenso e doloroso que as atletas levam anos para conseguir a definição e musculatura apresentada além de dieta, suplemento e até substâncias proibidas...
Uma das maiores vantagens da musculação é o aumento do metabolismo. Músculos consomem mais energia para manter-se do que gordura. Então, aumentando a quantidade de fibras musculares, queimamos mais calorias diariamente, o que significa dizer que musculação ajuda a emagrecer!
A musculação só será prejudicial se prescrita por pessoas não capacitadas. Fora isso, desde a puberdade até a terceira idade todos podem se beneficiar com ela. Veja os benefícios da musculação em outro texto que escrevi AQUI.
Quanto ao ser feita todos os dias aí vai depender de diversos fatores como idade, condicionamento prévio, objetivo, afinidade com a modalidade... A princípio é indicado que os treinos sejam realizados em dias alternados para não sobrecarregar a musculatura, mas isso pode ser revisto com o profissional que vai te acompanhar.
Bom pessoal, espero ter  respondido algumas dúvidas, caso tenham outras, só deixar a pergunta nos comentários que eu respondo, se souber!
Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP



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2 comentários:

Esporte e Cidadania disse...

Excelente materia, e ainda dizem que a mulher é um sexo frágil, mas mesmo naquele tempo ja se admitia que era "mentira e absurda." E nunca é demais lembrar que atividades físicas são excelentes para manter uma boa saúde, porém procure profissionais capacitados, procures os profissionais de Educação Física!!!

Jack Nieto disse...

É mesmo, mulher só é frágil se se deixa enfraquecer! E é muito importante mesmo o acompanhamento de um profissional capacitado, não esqueça!

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