Tecnologia do Blogger.
RSS

Comunicação Não Violenta.

Sabe aqueles assuntos que você descobre do nada, aí aquilo vira uma coisa tão legal, tão profunda, tão parte da sua vida que você não consegue mais viver sem? Pois é! Assim foi com a Comunicação Não Violenta (CNV) pra mim.
Eu considero a CNV um método de comunicação. Ele foi desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg para resolução de conflitos. Não, não necessariamente conflitos violentos. Na verdade, quando paramos para observar as comunicações, implicitamente, pode estar ocorrendo algum tipo de imposição, manipulação, julgamento ou crítica. Esse tipo de linguagem se caracteriza como violenta,porque falta com a empatia. E como podemos ter uma comunicação empática? Através da expressão de nossas necessidades e sentimentos e da disposição para descobrir quais necessidades e sentimentos estão por trás da comunicação (verbal ou não) que o outro expressa. Ele pode falar x, mas a necessidade dele pode ser y e ele nem se deu conta...
A "descoberta" da CNV foi para mim um abrigo na tempestade, um oásis no deserto, foi um (re)encontro com meu eu mais profundo, foi e tem sido uma luta diária para tornar minha comunicação mais empática do eu-comigo e do eu-com-o-outro, porque na busca de encontrar necessidades e sentimentos, todos nós acabamos por descobrir o melhor e o pior lado de nós mesmos. Aí se faz necessário desenvolver  outras habilidades, despertar novas consciências, criar novos caminhos, descobrir novas possibilidades... Mas, acima de tudo, se auto respeitar, se valorizar, e valorizar os sentimentos que a toda hora surgem com o ímpeto de nos comunicar o que há de errado e o que nos dá prazer e paz. Essa é para mim a essência da CNV.
Falarei um pouco mais sobre a CNV amanhã ;)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Mônica Japiassú disse...

Adorei o tema!! ������������

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...