Tecnologia do Blogger.
RSS

Comunicação Não Violenta cont.

Como falei no post anterior, Marshall Rosenberg apresenta, através da CNV, uma proposta de comunicação muito mais profunda, onde as pessoas se conectam, ao invés de se afastarem e deixam de usar as críticas, julgamentos e ordens. A conexão acontece quase automaticamente quando reconhecemos no outro algo que também temos (ou nos falta), também sentimos (mas talvez de forma diferente), também vivenciamos (as necessidades humanas são uma "linguagem universal"). Alguns exemplos de necessidades: segurança, respeito, aceitação, amor, liberdade, justiça, reconhecimento, paz... Exemplos de sentimentos: raiva, alegria, gratidão, tristeza...
Como posso começar a usar a CNV? Existe esse "passo-a-passo" para termos uma ideia de como a CNV pode nos ajudar, mas a comunicação é algo muito abrangente, impossível de limitar a "uma receita de bolo": Primeiro, observe o que está acontecendo. Segundo, descubra quais sentimentos você encontra em si mesmo através disso que está acontecendo. Terceiro, o sentimento expressa uma necessidade, analisando o tipo de sentimento, procure chegar na necessidade que está por trás disso. Quarto, pense comunique o que gostaria que fizessem diferente da próxima vez para que as necessidades de ambos possam ser satisfeitas e os benefícios que possam ocorrer após isso.
Como posso usar a "linguagem dos sentimentos" se a pessoa me fere? Geralmente, não fomos ensinados a usar essa linguagem. Se afastar ou criticar a pessoa parece bem mais fácil, já estamos acostumados com isso. Mas precisamos nos sobrepor ao medo do confronto, pois não é ignorando a situação que ela vai ser resolvida. Então é preciso aprender essa nova linguagem em um processo lento e contínuo com muitos deslizes, ressentimentos e construções diárias. A pessoa pode apenas estar comunicando uma necessidade da maneira errada, se você estiver disposto a desvendar qual é essa necessidade, com certeza os dois lados sairão ganhando. E como posso descobrir? Fazendo alguns "chutes empáticos" ex: "Você está com raiva porque eu não avisei com antecedência sobre essa mudança de horário e tem necessidade de um certo controle"? Vá fazendo outros chutes que você mesmo poderia sentir ao estar no lugar dela. Conforme o que ela disser, seguirá uma conversa mais empática, de modo a solucionar o problema. 
E quando eu é quem faço julgamentos, taxando o outro, não dando abertura para ele se expressar? Ninguém nunca vai ser empático o tempo todo, e todo mundo tem aqueles dias ruins... Mas se você está realmente disposto a usar a CNV, você vai saber se conectar novamente com a pessoa, explicar suas necessidades de outra maneira, perdir desculpas, e buscar a colaboração do outro sem que ele se sinta obrigado nem ofendido ou diminuído. A CNV busca sempre um equilíbrio entre ambos os lados, onde cada um faz a sua parte na intenção de colaborar com o outro, porque também recebo dele colaboração no atendimento de minhas necessidades.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...