Tecnologia do Blogger.
RSS

Organização e produtividade

Se sabemos que menos é mais, quais serão os caminhos e atitudes que nos permitirão acessar esse "mais" em/para cada um de nós? Você já parou para pensar quanto tempo perdemos diariamente procurando coisas que deveriam estar à mão -por ser de uso corriqueiro- mas nunca está em um lugar certo? Aí ficamos minutos ou horas gastando nosso precioso tempo em busca do tal objeto perdido... A maioria de nós tem roupas que não servem mais, objetos que nem sabemos para que serve, tralhas que só acumulam poeira e já nem cumprem mais função nenhuma (é o caso de aparelhos eletrônicos antigos,cabos, fios...) O que fazer?
Marie Kondo, uma japonesa que com seu método de organização, se tornou ícone mundial nesse assunto em seu livro "A mágica da arrumação" trás luz de como pode ser feito um desapego geral, desde roupas, papéis e bugigangas e, o mais importante, como mudar de vida e perspectivas através da organização da bagunça. O método parece simples: separar os itens por categoria, juntar todos num lugar só, pegar cada objeto nas mãos, sentir a energia dele e se perguntar: Isso me trás alegria? Só o que realmente te trouxer alegria e fizer sentido deve ficar. O foco é no que fica. Após separar o que vai ficar, você irá organizar cada item num lugar específico e de forma específica (dependendo como você guarda as coisas, conseguirá aproveitar muito melhor os espaços de sua casa). Faça disso um evento único. Depois disso, seu trabalho será apenas voltar cada coisa no seu lugar.
Será que sua vida ficará mais fácil e leve depois disso? É óbvio! E vale a pena!
Eu fiz essa revolução na minha casa, e posso dizer que foi realmente transformador. Até as ideias ficam mais limpas e claras! Até o tempo parece que se torna mais generoso com você! E pra mim isso tem tudo a ver com produtividade. Ser produtivo é poder focar naquilo que precisa ser feito, sem ter os pensamentos presos na bagunça da casa, nas outras coisas que você precisa fazer. Você foca por saber que está tudo sob controle, e pode fazer seu trabalho bem feito, com tranquilidade.
No livro tem uma ordem da melhor sequência para fazer a organização. Vale a pena ler! Se você não tem como comprar, você pode baixar o livro da Marie Kondo aqui

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...