Tecnologia do Blogger.
RSS

Estratégias para se organizar

Muita gente se considera bagunceiro de carteirinha e pode se perguntar: será que eu consigo me organizar? Algumas estratégias são utilizadas por pessoas mais organizadas e podem auxiliar aqueles que sentem um pouco de dificuldade com isso. Não é regra: "nasci bagunceiro, não posso mudar". Bem pelo contrário, as vezes as pessoas só se sentem desorganizadas por falta de utilizar alguns meios para melhorar seu controle e organização. Eis algumas delas:
Utilizar agenda e fazer listas
Acredito que o mais antigo meio utilizado nesse sentido seja a agenda de papel. Algumas pessoas se adaptam muito bem a ela, já outras até as perdem, por não fazerem sentido usá-la (era o meu caso). O importante é você ter um lugar para poder organizar os seus compromissos, datas importantes que não devem ser esquecidas, listas de afazeres e compras... Eu utilizo o aplicativo google agenda para os compromissos e o google keep para as listas. Depois que comecei utilizar esse recurso, nunca mais perdi as listas de supermercado (jamais esqueci o celular) e dei adeus aquelas listas feitas em papeizinhos que ficavam espalhados e sempre sumiam na hora que eu precisava!
As listas são importantes pois aliviam o cérebro de ficar guardando essas informações e lembretes, e permitem que ele se concentre e trabalhe melhor no que é preciso. Além de você não se esquecer de nada, porque está tudo anotadinho!
Organizar seus dias
Fazer um cardápio pode ser uma ótima maneira de organizar suas compras da semana ou do mês sem deixar nada de fora ou comprar coisa desnecessária. Você organiza o cardápio e a lista de compras ao mesmo tempo. Além de te ajudar a focar na dieta, pode ser um ótimo "ganha tempo"!
Fazer um cronograma para organizar a limpeza de sua casa. Ter escrito o que precisa ser feito facilita muito sua vida, além ajudar na hora de delegar as tarefas para cada um de sua família ou para a faxineira. Observe e escreva todas as tarefas para cada ambiente, depois anote o que precisa ser feito todos os dias, uma vez por semana, quinzenalmente, mensalmente, trimestralmente, no semestre ou no ano. Depois faça checklists para você ter o controle e saber o que já foi feito. Dessa forma o ventilador, os rodapés e em cima do guarda-roupa não vão mais serem esquecidos, sua casa vai ser muito mais acolhedora e livre de poeira e ácaros! Ponto pra sua saúde!
Saber o que é prioridade. Quando não temos prioridade qualquer coisa pode tomar nosso tempo (as redes sociais estão aí para servir de exemplo). Você sabe o que é prioridade pra você? Você joga contra ou a favor de si mesmo? Quer emagrecer, mas não prioriza suas escolhas alimentares. Quer ter saúde, mas não faz nenhuma atividade física. Quer ter um relacionamento saudável, mas não investe tempo nele. Quer alavancar na carreira, mas não investe em aperfeiçoamento. Nada muda sem esforço. Nada se cria sozinho, é necessário saber onde quer chegar e traçar os meios para se aproximar desse lugar. Você é o responsável pelo que vem até você! Faça diferente e encontre os seus resultados!
Use um timer ao realizar suas tarefas. Quando focamos em uma só atividade, rendemos muito mais. O timer nos incentiva a usar o tempo a nosso favor. Você fará as coisas mais rapidamente e produzirá muito mais! Você ficará surpresa na quantidade de coisas que consegue fazer em 15 min, faça o teste!
Separe. Deixe sua roupa da manhã separada na noite anterior. Evitar correrias e atrasos logo cedo é um grande incentivo para o "dia nascer feliz". Experimente.
Tente implementar essas dicas e veja que a organização não é assim, "um bicho de 7 cabeças".

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...