Tecnologia do Blogger.
RSS

Finitude

Esses dias assisti um depoimento de uma senhora de 60 anos falando sobre seu câncer terminal e a decisão de não fazer a cirurgia nem o tratamento convencional. Queria passar seus últimos dias em casa, com seus familiares e viver "uma boa morte".

Achei sensacional a forma como ela estava lidando com aquela situação!
Hoje quando acordo, tive a notícia que meu avô paterno, que já estava doente, havia falecido. E agora de tarde, vi outro vídeo dessa mulher nos seus últimos dias... E tive a notícia que ela também havia falecido, no último dia 24.
Essa época de Páscoa nos faz meditar. Paramos e refletimos sobre a vida e a morte. A gente repensa todo o sofrimento de Cristo, sua morte e ressureição e também nas nossas ações.
Todos iremos partir um dia. Estamos vivendo nossas vidas de "verdade"? Estamos fazendo valer a pena cada segundo? Que assim seja!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dicas para montar seu armário cápsula

Está cansada de sentir que "não tem roupa" para vestir ou/ seu guarda-roupa está sempre uma bagunça ou/ simplesmente quer tentar inovar e fazer um armário cápsula?
Pode ser mais simples do que você pensa, mas você vai precisar botar a mão na massa. Vamos nessa?
Pense no clima: separe as peças conforme o clima e o período que pretente usar. O mais utilizado é o período de uma estação/3 meses. Escolhas as peças de acordo.
Pense nos lugares que você frequenta e que pode vir a frequentar durante esse período. De trabalho até algum evento mais formal você terá que inovar com as mesmas peças.
Descubra seu tipo de corpo. São 5 tipos: ampulheta, oval, retângulo, triângulo e triângulo invertido. Saber qual é seu tipo facilita muito na hora de vestir e acertar sempre no visual, destacando o que te favorece e disfarçando o que não é tão interessante. 
Pense no seu estilo. São vários e você pode variar entre um ou outro. Mas é interessante você saber qual combina mais com você. Eis alguns: clássico, moderno, contemporâneo, romântico, sexy, esportivo, cool... Na net há vários testes pra você descobrir o seu se ainda não sabe. Ou talvez tenha literalmente o seu estilo, e tudo bem!
Pense nas cores que mais gosta, ou naquelas que aparecem com mais frequência no seu guarda-roupa. Fazer uma paleta com 4 ou 5 cores facilita bastante a vida!
Faça as combinações com as peças que você já tem. O ideal é que cada peça de baixo combine com 4 ou 5 peças de cima. Dessa forma você consegue ter uma ideia das variações que é possível fazer e se antecipe para as próximas compras! Mas procure não comprar nada dentro do período proposto.
Delimite a quantidade de peças. Feitas as combinações, delimite entre 30-40 itens.
Organize seu armário. Deixar as peças disponíveis de uma maneira que otimize seu espaço e tempo também facilita demais. Separe as peças por categorias: calças, blusas, casacos, etc. Cada categoria deve ser separada de forma a não invadir a outra categoria. Camisetinhas e regatas podem ser dispostas em gavetas ou caixas de modo a ficarem em pé depois de dobradas. Casacos e vestidos podem ser pendurados, separados por cores, do mais escuro para o mais claro (ou vice-versa, como preferir). Calças jeans pode ser dobradas ou penduradas e assim vai. Legal é você ir testando a melhor maneira que fique mais prática pra você. Roupas de academia e íntimas não são consideradas no armário cápsula, podendo ter quantas peças quanto necessárias.
Depois é só vivenciar essa experiência! Com certeza haverá muitos aprendizados, vale a pena.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Minimalismo: armário cápsula

Você já imaginou limitar seu número de peças de roupas, assessórios e calçados para 30-40 ítens? Parece muito pouco, não é? Mas tem algumas pessoas que conseguem não só limitar, mas viver com apenas as coisas que cabem em uma mala... Parece loucura e extremismo até, mas elas se importam mesmo com a vida, o momento, as experiências, as companhias... 
O armário cápsula é uma forma de você ganhar tempo e liberdade. Se você é do tipo de pessoa que olha pro guarda-roupa e sempre acha que não tem nada pra vestir, vale a pena você conhecer esse conceito. Consiste em separar uma quantia x de roupas para serem utilizadas numa dada estação. O princípio básico é que você escolha uma paleta de cores que você goste e que todas, ou a maioria, das peças se combinem. O maior número de combinações possíveis será o melhor armário cápsula.  Você pode até fotografar as combinações, para lembrar com facilidade quando precisar!
Você ganha tempo, porque com menos opções, a velocidade de escolha aumenta. Dizem que usamos 20% do que temos em 80% do tempo, então, porque não separar apenas essas peças que mais usamos e tentar incrementar o visual variando as combinações, os acessórios e otimizando nosso tempo?
Ganha liberdade porque, limitando as peças, você acabará escolhendo só aquelas que você gosta, que você se sente bem e que combina com seu estilo. Então sentirá todo conforto e liberdade de ousar, e ser você mesmo!
Marie Kondo já dizia, tenha só o que te faz feliz, o que você ama e o que te faz bem. Experimente. É libertador! Aí vai um exemplo visual para você se inspirar:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Hoje teve bolo!

Hoje foi dia de fazer uma receita de bolo de fubá cremoso, à pedido de uma amiga. Eu, como boa paranaense, sempre adorei tudo que é feito de milho, mas não fazia mais bolo por causa do leite (sou alérgica). Encontrei essa receita na internet, fiz e adorei! Fica simplesmente maravilhoso!
É super fácil de fazer e sempre tenho os ingredientes em casa. Fiz algumas alterações, no lugar da manteiga coloquei uma colher de banha de porco, utilizo o queijo parmesão (que não me ataca a alergia) e usei açúcar demerara.
Simples, fácil e divino. Será que a amiga vai gostar?
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sua melhor versão

Somos o resultados de nossas escolhas, dia após dia. Mesmo que seja inconsciente. Mesmo que seja induzida. Mesmo que seja influenciada... Nossas escolhas traçam nosso perfil pessoal, profissional, e porque não dizer, de onde iremos chegar, se teremos sucesso na vida e/ou deixaremos um bom legado ou apenas passaremos por ela sem alcançar nosso potencial como pessoas, nosso propósito.
Ninguem é perfeito. Cada um possui algo que o deixa insatisfeito, infeliz. Mas às vezes, por conta da influência externa, nada em nós faz sentido, não encontramos nossa "digital" naquilo que fazemos... Sabe quando você vai sendo levado pela correnteza, quando, o excesso de afazeres não permite nem que você pare e reflita: quem é você? Quais sonhos você ainda não realizou? Ou será que está tentando realizar o sonho de alguém? O que você faz que te deixa feliz/infeliz? Quais momentos do seu dia você mais valoriza, e por que? O que você faz hoje que gostaria de deixar de fazer? Quais hábitos positivos você gostaria de adaptar ao seu dia? Se transformar na sua melhor versão demanda reflexão, energia, trabalho, entrega...
Eu conheço poucas pessoas que chegaram no seu "eu ideal". São pessoas que tomam as melhores decisões que podem no momento de cada escolha e sempre aprendem lições, tanto nos erros, quanto nos acertos. São pessoas inspiradoras e que se deixam ser espelhadas, na verdade, elas ensinam aquilo que aprenderam. E não cansam de aprender. Elas buscam sempre a melhor versão delas próprias e estão sempre melhorando.
Pra você, qual seria sua melhor versão? Seguimos sempre na busca!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dicas para ser feliz :)

Se existe alguma fórmula para a felicidade, acho que seria mais ou menos assim:
Seja você mesmo, não existe ninguém no mundo igual a você, sua intenção na vida deveria ser presentear as pessoas com a sua autenticidade.
Faça o que ama. A paixão pelo que você fizer vai impulsionar você muito mais que qualquer dinheiro do mundo. Você notará isso quando continuar se sentindo útil e grato pelo seu trabalho/talento, mesmo se não receber nada em troca.
Seja grato. A gratidão tem a grande capacidade de nos tirar de dentro de nossos traumas, medos e inseguranças. Ela desvia nosso foco dos problemas para as soluções. Ela faz tudo ficar maior e mais importante. Ela abençoa nossa existência e dá sentido aos nossos dias.
Se rodeie daqueles que ama. Somos seres sociais, e todos temos a necessidade de sermos amados e compreendidos. Faça por merecer! Não afaste as pessoas de sua volta, faça sua companhia ser sempre agradável, mesmo quando precisar dizer não. As pessoas sabem em quem elas poden realmente confiar!
Desafie-se! Você não precisa superar ninguém, apenas você mesmo! Trace metas para cada área da sua vida, e empenhe-se em alcançá-las. A motivação vem quando se tem um objetivo real.
Ria de si mesmo, conheça suas qualidades e suas limitações, encontre as coisas que te dão prazer e sentido, vá em busca de seus ideais! A felicidade é uma escolha, dentre tantas emoções que você pode sentir, escolha ser feliz sempre!




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O presente.

Presente é uma palavra alegre, leve, harmônica, suave... Presente é o que se diz para marcar presença. É o que se ganha/doa para desejar o bem a alguém. Presente é o que se está vivendo agora. Mas será que reconhecemos o momento presente como uma dádiva?
Quando comemos, estamos saboreando com todos os nossos sentidos "presentes"?
Quando trabalhamos, será que doamos nosso esforço como um presente ao Universo?
Será que estamos presentes nos momentos com nossa família?
Quanto de nós está presente em cada momento que se esvai de nossas mãos, transformando essa dádiva de nossas vidas em passado?
Quanto de vida ainda nos resta? Quão presente estarei nela? 
Suas escolhas, minuto a minuto, permitem que a vida seja e lhe entregue seu presente a você da forma que você desejar. Desfrute! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A importância do auto cuidado

Muitas vezes a gente só se dá conta que precisa parar um pouco quando o corpo está muito exausto e já nem responde mais normalmente aos nossos comandos. Ansiedade e depressão viraram o mal do século e quem não passou por isso com certeza conhece alguém que esta nessa. 
Há uns 5 anos eu era a pessoa mais estressada, ansiosa, deprimida e irritada que eu conhecia.  As pessoas me consideravam boazinha, ótima profissional, boa filha e amiga dedicada. Só eu não percebia que essa doação toda estava acabando comigo. Eu vivia num processo de exaustão crescente, já não via mais graça nas coisas, e muitas vezes em casa só queria dormir.
Percebi que estava precisando de ajuda. Foi quando comecei a fazer terapia. Tive a graça de encontrar uma ótima psicóloga, e confiei no trabalho dela logo de início. Aos poucos, ela foi me mostrando que eu era viciada em trabalho, que eu precisava fazer algo "só pra mim" e que eu teria que me cuidar primeiro, para então cuidar dos outros. Me encorajou a fazer algo que eu sempre quis: precurei uma escola de dança e comecei as aulas.

De la pra cá, quanta coisa mudou! O processo de auto conhecimento da terapia nos permite fazer escolhas conscientes e, dessa maneira, aproveitar melhor os momentos, ampliar nossos horizontes e acreditar em nosso potencial. Aprendi que descanso não é perda de tempo e que se colocar em primeiro lugar não é egoísmo. Aprendi que se importar com um sono descente e que passeios ao ar livre pode ser um ótimo antídoto contra a tristeza e o estress. Aprendi que as amizades são importantes, mas saber escolhê-las é fundamental. Aprendi que os outros só te sobrecarregam quando você não impõe seus limites. Aprendi que a vida é bela, mas eu quem tenho que treinar meu olhar para ver essas belezas! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como organizei minha semana

Eu não trabalho pela manhã. Tenho a graça e ficar em casa todos os dias e poder cuidar de mim, da alimentação e da casa. Sou uma pessoa mais matutina, rendo bem melhor pela manhã, então pra mim isso faz toda a diferença!
Como separei minhas tarefas durante a semana:
Segunda-feira: troco os jogos de cama e toalhas, tiro o lixo, vou à academia e preparo a refeição.
Terça-feira: passo aspirador na casa toda (são dois pisos), limpo os banheiros e preparo a refeição.
Quarta-feira: passo, dobro e guardo as roupas, preparo a refeição.
Quinta-feira: vou à academia e mercado. Preparo a refeição.
Sexta-feira: vou caminhar, depois faço faxina no escritório. Às vezes marido prepara a refeição, as vezes eu.
Sábado: vou à feira e deixo higienizado as folhas, pico e congelo os tempeirinhos. Cuidados pessoais: faço as unhas e hidratação nos cabelos.
Domingo: curto a família e amigos.
Todos os dias: lavar a louça, separar e colocar a roupa suja para lavar, estender, recolher e dobrar.
Tenho uma faxineira para os serviços pesados de 15 em 15 dias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Estratégias para se organizar

Muita gente se considera bagunceiro de carteirinha e pode se perguntar: será que eu consigo me organizar? Algumas estratégias são utilizadas por pessoas mais organizadas e podem auxiliar aqueles que sentem um pouco de dificuldade com isso. Não é regra: "nasci bagunceiro, não posso mudar". Bem pelo contrário, as vezes as pessoas só se sentem desorganizadas por falta de utilizar alguns meios para melhorar seu controle e organização. Eis algumas delas:
Utilizar agenda e fazer listas
Acredito que o mais antigo meio utilizado nesse sentido seja a agenda de papel. Algumas pessoas se adaptam muito bem a ela, já outras até as perdem, por não fazerem sentido usá-la (era o meu caso). O importante é você ter um lugar para poder organizar os seus compromissos, datas importantes que não devem ser esquecidas, listas de afazeres e compras... Eu utilizo o aplicativo google agenda para os compromissos e o google keep para as listas. Depois que comecei utilizar esse recurso, nunca mais perdi as listas de supermercado (jamais esqueci o celular) e dei adeus aquelas listas feitas em papeizinhos que ficavam espalhados e sempre sumiam na hora que eu precisava!
As listas são importantes pois aliviam o cérebro de ficar guardando essas informações e lembretes, e permitem que ele se concentre e trabalhe melhor no que é preciso. Além de você não se esquecer de nada, porque está tudo anotadinho!
Organizar seus dias
Fazer um cardápio pode ser uma ótima maneira de organizar suas compras da semana ou do mês sem deixar nada de fora ou comprar coisa desnecessária. Você organiza o cardápio e a lista de compras ao mesmo tempo. Além de te ajudar a focar na dieta, pode ser um ótimo "ganha tempo"!
Fazer um cronograma para organizar a limpeza de sua casa. Ter escrito o que precisa ser feito facilita muito sua vida, além ajudar na hora de delegar as tarefas para cada um de sua família ou para a faxineira. Observe e escreva todas as tarefas para cada ambiente, depois anote o que precisa ser feito todos os dias, uma vez por semana, quinzenalmente, mensalmente, trimestralmente, no semestre ou no ano. Depois faça checklists para você ter o controle e saber o que já foi feito. Dessa forma o ventilador, os rodapés e em cima do guarda-roupa não vão mais serem esquecidos, sua casa vai ser muito mais acolhedora e livre de poeira e ácaros! Ponto pra sua saúde!
Saber o que é prioridade. Quando não temos prioridade qualquer coisa pode tomar nosso tempo (as redes sociais estão aí para servir de exemplo). Você sabe o que é prioridade pra você? Você joga contra ou a favor de si mesmo? Quer emagrecer, mas não prioriza suas escolhas alimentares. Quer ter saúde, mas não faz nenhuma atividade física. Quer ter um relacionamento saudável, mas não investe tempo nele. Quer alavancar na carreira, mas não investe em aperfeiçoamento. Nada muda sem esforço. Nada se cria sozinho, é necessário saber onde quer chegar e traçar os meios para se aproximar desse lugar. Você é o responsável pelo que vem até você! Faça diferente e encontre os seus resultados!
Use um timer ao realizar suas tarefas. Quando focamos em uma só atividade, rendemos muito mais. O timer nos incentiva a usar o tempo a nosso favor. Você fará as coisas mais rapidamente e produzirá muito mais! Você ficará surpresa na quantidade de coisas que consegue fazer em 15 min, faça o teste!
Separe. Deixe sua roupa da manhã separada na noite anterior. Evitar correrias e atrasos logo cedo é um grande incentivo para o "dia nascer feliz". Experimente.
Tente implementar essas dicas e veja que a organização não é assim, "um bicho de 7 cabeças".

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Organização e produtividade

Se sabemos que menos é mais, quais serão os caminhos e atitudes que nos permitirão acessar esse "mais" em/para cada um de nós? Você já parou para pensar quanto tempo perdemos diariamente procurando coisas que deveriam estar à mão -por ser de uso corriqueiro- mas nunca está em um lugar certo? Aí ficamos minutos ou horas gastando nosso precioso tempo em busca do tal objeto perdido... A maioria de nós tem roupas que não servem mais, objetos que nem sabemos para que serve, tralhas que só acumulam poeira e já nem cumprem mais função nenhuma (é o caso de aparelhos eletrônicos antigos,cabos, fios...) O que fazer?
Marie Kondo, uma japonesa que com seu método de organização, se tornou ícone mundial nesse assunto em seu livro "A mágica da arrumação" trás luz de como pode ser feito um desapego geral, desde roupas, papéis e bugigangas e, o mais importante, como mudar de vida e perspectivas através da organização da bagunça. O método parece simples: separar os itens por categoria, juntar todos num lugar só, pegar cada objeto nas mãos, sentir a energia dele e se perguntar: Isso me trás alegria? Só o que realmente te trouxer alegria e fizer sentido deve ficar. O foco é no que fica. Após separar o que vai ficar, você irá organizar cada item num lugar específico e de forma específica (dependendo como você guarda as coisas, conseguirá aproveitar muito melhor os espaços de sua casa). Faça disso um evento único. Depois disso, seu trabalho será apenas voltar cada coisa no seu lugar.
Será que sua vida ficará mais fácil e leve depois disso? É óbvio! E vale a pena!
Eu fiz essa revolução na minha casa, e posso dizer que foi realmente transformador. Até as ideias ficam mais limpas e claras! Até o tempo parece que se torna mais generoso com você! E pra mim isso tem tudo a ver com produtividade. Ser produtivo é poder focar naquilo que precisa ser feito, sem ter os pensamentos presos na bagunça da casa, nas outras coisas que você precisa fazer. Você foca por saber que está tudo sob controle, e pode fazer seu trabalho bem feito, com tranquilidade.
No livro tem uma ordem da melhor sequência para fazer a organização. Vale a pena ler! Se você não tem como comprar, você pode baixar o livro da Marie Kondo aqui

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Menos é Mais!

"Menos é mais" se tornou a frase mãe de um movimento chamado minimalismo. No minimalismo se vê várias vertentes, desde arquitetura minimalista, consciência ambiental, pessoal e organizacional. 
E eu trouxe esse assunto aqui pro blog, porque depois que entendi esse conceito, ele passou a nortear vários aspectos da minha vida. Como assim Jaque? Bem, sabe aquela necessidade de ter controle de tudo, de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, de estar sempre insatisfeita porque sempre está faltando alguma coisa, precisando de algo ou querendo mais do mesmo? Pois é! A essência do minimalismo é você ter basicamente o que é necessário PRA VOCÊ e aproveitar a vida com novas experiências, gastar seu tempo com o que realmente te faz bem e aproveitar ao máximo tudo o que você JÁ TEM! 
Cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso, o minimalismo é individual, cada um vê de sua maneira, mas posso dizer que não significa viver com um kit de acampamento, não é isso. Se pra você possuir um carro é necessário para cumprir suas funções, você irá buscar o carro que melhor cumpra esse papel PRA VOCÊ. Implica em pensar e reavaliar aquelas necessidades de aprovação dos outros, de querer mostrar aquilo que não é, de se endividar para parecer ser de outro status social.... 
Você entrará em contato verdadeiro com suas necessidades e saberá o que realmente importa na sua vida. Isso pra mim tem sido uma descoberta diária, muito gratificante e empolgante! 
Menos coisas pode significar mais tempo.
Menos trabalho pode significar mais saúde.
Menos rigidez pode significar mais paz.
Menos desejos pode significar mais satisfação.
É só uma questão de escolha. E a vida está aí, urgente para ser vivida! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Eu e a low carb

Você já reparou que muitas vezes nem observamos o que temos comido? As vezes, é a força do hábito que nos faz repetir sempre o mesmo padrão de alimentação. Tomar a decisão de restrigir  os carboidratos por um tempo em minha dieta me trouxe essa capacidade de escolher, examinar e sentir o que aquele determinado alimento estava fazendo ao meu corpo.
A low carb como estilo de vida prioriza sempre os alimentos primários, aqueles mais próximos da origem.
Essa é uma grande arma para melhorar nossa saúde, pois oferece ao corpo o aporte de nutrientes de que ele precisa. Uma vez que os alimentos processados não possuem nutrientes, (a maioria deles só nos trás uma grande quantidade de calorias vazias), é uma boa pedida para todos  nós tentar reduzir ao máximo o consumo dessas "substâncias comestíveis"










Minha experiência de 15 dias com a low carb (comendo algo em torno de 50g de carboidratos por dia):

Pontos positivos da low carb
É um tipo de alimentação que sacia, a gente fica horas sem sentir fome novamente e não tem aquela sensação de que está precisando de uma sobremesa pra complementar. Senti muito mais disposição, principalmente durante os treinos na academia. 
Melhora na minha imunidade. Nos 15 dias eliminei 4kg. 
Pontos negativos da low carb
É necessário abrir mão de todos os produtos da padaria. Nada de massas, pães e doces. Nenhum. Nenhunzinho. (Chocolate amargo pode, e salva a gente durante a tpm meninas!) As frutas docinhas também precisam ser esquecidas por um tempo. (Quando chegar no seu peso desejado pode comer uma por dia como sobremesa). 
É necessário algum aplicativo no inicio para saber a quantidade de carboidratos de cada alimento, para ter ideia da quantidade total ingerida durante aquele dia. Eu usei o FatSecret, contabilizando os carboidratos líquidos (quantidade total de carboidrato menos as fibras). Então, dá um trabalhinho até se acostumar! 
Tive constipação e foi terrível. Como a gente elimina os grãos da dieta, creio que estava ingerindo muito pouca fibras e gorduras, mas isso a gente consegue contornar, aprendendo a usar a dieta a seu favor, e equilibrando melhor o que ingere. 
Hoje como uso a low carb a meu favor
Com o aprendizado que obtive durante o período da dieta e as observações de como meu corpo funciona, hoje faço escolhas muito mais saudáveis. Adoro saladas, castanhas e ovos. Restringi bastante o consumo de doces (eu realmente era uma viciada) e consigo variar bastante o meu cardápio da semana, sabendo que minhas escolhas são fundamentais para minha saúde e bem estar. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mais sobre low carb: o que comer?

Hoje vou falar um pouquinho mais sobre o que eu sei sobre a dieta low carb. Dizem que low carb não é dieta, é estilo de vida. E eu concordo. É sobre você saber os componentes principais de cada alimento, e escolher aqueles que mais se adequam ao seu organismo, dentro da low carb.

A base de tudo são os vegetais folhosos, muita salada, brócolis, couve-flor... Legumes que nascem em cima da terra também são bem vindos: abóboras de todos os tipos, berinjela, chuchu...
Raízes e alimentos com muito amido devem ser evitados para aqueles que precisam perder peso.  Assim como os grãos, que, em sua maioria, são compostos basicamente por carboidratos. Sim, você precisa dar um jeito de substituir o famoso prato arroz/feijão, é por isso que low carb é estilo de vida e não simplesmente uma dieta. 
As frutas mais gordurosas são permitidas, como abacate e coco. Outras com pouca frutose, como as frutas vermelhas também: morangos, mirtilos, framboesa.
Todos os tipos de carne são liberados. Ovos e queijos amarelos são bem vindos, bem como castanhas de todo tipo (eu adoro essa parte!).
O carboidrato não será mais a fonte principal de energia do seu corpo então se faz necessário aumentar a ingestão de gorduras boas. As mais indicadas são azeite de oliva, óleo de coco e a banha. Nada de óleo vegetal, ok?
Basicamente, essa é a visão geral do que comer na low carb. Para que quiser se aprofundar, recomendo muito o blog do doutor José Carlos Souto, que você pode assessar neste link

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Receita de pão low carb

A ideia da dieta low carb é reduzir consideravelmente, e consistentemente a ingestão de carboidratos. Muitas pessoas tem dificuldade em saber o que comer no lugar do pão francês, que, sozinho, tem aproximadamente 25g de carboidratos, então o pão low carb pode ser uma boa pedida, além de ser glúten free.
A receita original peguei no site senhortanquinho, que, por sinal, tem outras diversas receitas low carb.



Eu coloquei 3 colheres de sopa azeite e uma colher de chá de sal, e em vez de duas xícaras de farinha de linhaça, coloquei uma de linhaça e outra de farinha de coco. 
Bem, o resultado vocês já viram ontem, o pão ficou lindo! Mas confesso pra vocês que menos é mais até na alimentação. Nunca tinha feito essa receita, e na minha opinião, não compensa gastar tantos ingredientes nesse pão, porque o sabor não chega nem perto do pão comum, ficou pesado e indigesto, e prefiro mesmo fazer só um omelete com dois ovos, azeite, sal, parmesão e orégano, que fico mais satisfeita e acho muito mais saboroso! Hehe 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Retomando à ativah!

Olá pessoal!
Fui desafiada a postar aqui diariamente durante 30 dias. Confesso que me sinto um pouco enferrujada depois de tanto tempo, a última postagem por aqui foi em 2013 (gente, como passou rápido!) e de lá pra cá muitas coisas aconteceram, mas minha paixão por escrever, buscar novos conhecimentos e compartilhar com as pessoas não morreu não! E é por isso que estou de volta, mas preciso que me ajudem com ideias e sugestões de assuntos. Vamos juntos nessa nova fase, ok?

O assunto de hoje pode até ser um pouco polêmico, afinal, ela já foi taxada de "dieta da moda", alguns médicos e nutricionistas a denunciam como prejudicial a longo prazo e encheram de outras depreciações, já outros julgam ela a melhor maneira de perder peso sem abrir mão de muitos prazeres e sem precisar fazer muito esforço. Estou falando da dieta "low carb". E o que seria essa dieta? Uma dieta de baixo carboidrato. E quanto é baixo carboidrato? Aí vai depender do seu objetivo: perder ou manter o peso, ou simplesmente, fazer uma pausa nos alimentos açucarados e refinados que causam tanta dependência e conseguir passar pela "fase de abstinência" e comer muito mais alimentos "de verdade", nada ou pouco processados, quanto mais perto da origem melhor!


Eu já fiz 15 dias de low carb estremamente rígidos (perto dos 50g/dia), e não recomendo, pois fiquei com o intestino muito preso por falta das fibras. Hoje sou mais liberal, mas posso afirmar que manter uma dieta com controle de carboidratos tem melhorado muito minha imunidade, disposição e tenho conseguido manter bem o peso ;)
Bem, não vou me ater muito senão o post vai ficar enorme e a intenção era postar uma receitinha de pão low carb para vocês. Vou deixar a receita pra amanhã, mas a foto vou postar aqui pra ficarem com água na boca...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...