Tecnologia do Blogger.
RSS

Promessas de segunda-feira, ano-novo, etc...


Todo mundo tem aquela listinha de coisas para começar a fazer na segunda-feira, não é mesmo? Da mesma forma, todo mundo tem planos para o próximo ano; todo mundo almeja algo diferente para o próximo aniversário; há pessoas que esperam viver melhor numa próxima vida...
Engraçado mesmo é que os planos são basicamente os mesmos para todo mundo: cuidar da saúde, progredir nos estudos, melhorar financeiramente, viver um relacionamento que valha a pena, valorizar mais a família e os amigos... Tudo isso exige bastante energia, e para não ficar sobrecarregado, que tal começar com pequenas mudanças diárias (desafios) que farão com que você se sinta mais motivado e autoconfiante?
Para começar, é interessante que você analise o que anda fazendo, o que te agrada e o que não te agrada, para assim definir o que pretende fazer! Isso é simples e óbvio, mas o planejamento é a parte mais procrastinada do processo, talvez por isso a maioria das pessoas continue apenas nas promessas...
Determine os objetivos para os seguintes aspectos: cognitivo, físico, social, financeiro, emocional e espiritual.
Determine metas a curto, médio e longo prazos. Cada objetivo deve ser analisado conforme o tempo necessário para ser atingido. Pequenas coisas demandam o mesmo compromisso que as maiores, porém são metas que podem e devem ser cumpridas a curto prazo. Já as de longo prazo demandam maior perseverança e compromisso, pois envolvem metas de curto, médio e longo prazos, por exemplo: para emagrecer 10 quilos é preciso começar a cuidar permanentemente da alimentação (meta pra vida inteira), iniciar um programa de atividade física o quanto antes, cumprir metas de gasto calórico (para ter um balanço negativo diário, meta de curto prazo) e ainda manter o peso que for perdendo (estima-se que para cada quilo perdido, você deva “segurar” o peso por um mês para que não retorne a ganhá-lo tão facilmente) para assim conseguir eliminar os 10 quilos que tanto vinham incomodando.
Comemore a cada nova conquista. Seu estado emocional vai sempre interferir quer positivamente quer negativamente no seu dia-a-dia. Então quanto mais feliz e realizado você estiver, melhor!
Reavalie as metas e determine outras sempre que necessário. Muitas vezes somos surpreendidos com mudanças inesperadas. Não deixe que isso transforme seus objetivos em algo inútil, se você determinou aquele objetivo é porque ele era importante pra você, e o caminhar também faz parte do sucesso, se não puder permanecer naquele objetivo, mude-o, mas continue caminhando.
Mantenha-se motivado! Aconteça o que acontecer, você tem sempre a oportunidade de mudar e continuar melhorando.
Uma última dica: você só pode oferecer algo aos outros quando os outros vêem que você tem algo a oferecer! Se você deseja ensinar, você deve aprender primeiro; se você deseja liderar, você deve servir primeiro; se você deseja ser amado, você deve amar primeiro.
Desejo que sua lista seja alvo de mudança e não apenas uma forma de verificar que dia após dia você continua no mesmo lugar...  

Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...