Tecnologia do Blogger.
RSS

Dia Mundial do Diabetes

Tem dia de tudo neste mundo: dia de profissionais, dia de homenagens, dia de conscientização, dia de santo, dia de pessoas da família, dia do livro, da água, da mentira... E hoje é dia do Diabetes!

Como já escrevi sobre o que é e as conseqüências desta doença AQUI, hoje vou abordar apenas as notícias mais interessantes e atuais que encontrei sobre o tema. E Adivinhem! Tem até notícia de que chocolate pode prevenir diabetes e doenças cardíacas! Claro que não é pra comer a barra inteira, foi “liberado” só dois quadradinhos (20 gramas, ou 140 calorias) diários, mas vamos combinar gente, que notícia maravilhosa não é?
A pesquisa da Universidade de Cambridge, publicada no periódico British Medical Journal analisou sete estudos com 114 mil pessoas e indica que aquelas que comem “mais” chocolate reduzem em 37% o risco de doenças cardiovasculares, 31% de diabetes e 29% de derrame. Os benefícios se devem, segundo os pesquisadores, aos antioxidantes que evitam a hipertensão e a resistência à insulina, condição que pode levar ao diabetes.
Mas a interpretação da pesquisa exige cautela! Pois os benefícios só existem se for respeitada a quantidade limite (20g) e escolher aqueles chocolates com maior quantidade de cacau e menos de gordura, já que a maioria dos que se encontram no mercado tem grandes porcentagens de gordura, como o chocolate branco. Os benefícios não valem se o chocolate for consumido esporadicamente e em grandes quantidades. E também não resolve comer um bombom por dia e continuar sedentário!
Estas notícias vão agradar aqueles já acometidos com o diabetes tipo 1:
Deve ser lançada em 2012 uma versão do medicamento Byetta, similar ao Victoza, com injeções semanais. Os resultados de estudos com o remédio foram apresentados no último Congresso Europeu de Diabetes em Lisboa.
USP testa nova técnica de transplante de células do pâncreas que pode livrar os pacientes das injeções de insulina. A idéia é proteger as células transplantadas para que continuem produzindo insulina a longo prazo e não sejam agredidas pelo sistema imunológico. Para isso, pesquisadores do Nucel (Núcleo de Terapia Celular e Molecular) criaram uma cápsula com material extraído de algas marrons que além de envolver as ilhotas de Langerhans que produzem a insulina, permitem a entrada de oxigênio, a saída de insulina e ainda impede que as células do sistema imunológico as destruam, diminuindo a rejeição.
Para quem ainda não leu o texto explicativo que escrevi sobre o Diabetes, não deixe de ler. Tenha sempre cuidado com sua saúde e viva bem! 
Fonte


Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...