Tecnologia do Blogger.
RSS

Educação Física no Ensino Fundamental


  
Ano passado tive a oportunidade de trabalhar com o ensino fundamental, de 5ª a 8ª série. Logo no primeiro dia encontrei dificuldades para ser atendida, precisei aumentar o tom de voz e acabei rouca! Todos estavam acostumados a fazer o que queriam, geralmente os meninos jogavam futebol a aula inteira enquanto o restante da turma jogava um pouco de "vôlei" e ficava o resto da aula sem fazer nada. Ainda por cima a lanchonete da escola ficava aberta em horário de aula... Mas, como tudo na vida nos traz ensinamentos, eis o que aprendi com esta experiência!
ü Você sempre pode mais quando acha que não dá mais (os alunos te testam o tempo todo, resista!)

ü  Todas as suas atitudes estão sendo avaliadas o tempo todo. Cuidado com o que você faz ou diz.

ü Os alunos te vêem como autoridade e buscam uma solução quando eles não conseguem se resolver sozinhos “profe eles não me deixam jogar no time...”

ü Mesmo que estejam na 8ª série, eles terão atitudes infantis, cometerão erros e irão testar você. Seja sincera e pronta para mudanças, mas exija respeito, pois VOCÊ é a professora!
ü Esteja pronta a resolver problemas! Onde encontram-se pessoas encontram-se problemas e Educação Física é a disciplina onde eles ficam mais evidentes e os alunos mais expostos e sensíveis a demonstrar seus sentimentos (bons ou ruins) durante as atividades. Tornam-se mais espontâneos para sorrir ou agredir, pois estão em um ambiente mais espaçoso, mais descontraído ou, dependendo o caso, mais “pesado”.
ü Seja você mesma! Comparações existem em todo lugar, mas acredito que na escola elas são mais constantes, não deixe se abater pelo que os outros dizem... Repito: seja você mesma!
ü  Tome decisões e sofra as conseqüências. Vá até o fim! Não deixe se levar pelo que os alunos desejam que você faça. No final irão se desculpar e agradecer por isso...
ü  Ah! Uma rotina de atividades te polpa de muito trabalho! Deixe claro o que irá realizar, de que forma e quais as “regras” estabelecidas.
E bom trabalho!

Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794 - G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Esporte e Cidadania disse...

Muito boa esta sua postagem, parabens!!!!!!!!

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...