Tecnologia do Blogger.
RSS

Você entende seu metabolismo?


Como seres complexos nós humanos somos “microorganicamente organizados” de maneira que cada ação (e função) de nossos tecidos, órgãos e células visem à reprodução, adaptação ao meio e preservação da vida. E isso é incrível e intrigante ao mesmo tempo! Audição, visão, paladar, tato, olfato, propriocepção; ossos, músculos, pele, sistemas... Tudo funcionando ao mesmo tempo, em harmonia e, quase 100% das vezes, com perfeição.
Falar de metabolismo parece pouco relacionado aos nossos sistemas, órgãos e sentidos corporais. Geralmente relacionamos metabolismo ao acúmulo de gorduras ou emagrecimento. Talvez porque a alimentação esteja intimamente ligada à preservação da vida, e porque síntese e degradação de nutrientes e transformação de substâncias químicas seja a função do metabolismo (que por sinal vem do grego metabolismos e significa mudança, troca). Mas simplificamos sua função em gasto/acúmulo de gorduras. Ledo engano!
Proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, minerais e água participam das reações que dão sustentação às transformações que ocorrem a todo instante em nossas células. Estas reações podem ser anabólicas (reações de síntese) ou catabólicas (reações de degradação) gerando novas moléculas estruturais ou produção de energia. Catabolismo e anabolismo são controlados de modo a manter um conjunto de condições mais ou menos constante em nossas células, um equilíbrio dinâmico, chamado homeostase. Esta regulação metabólica nos permite dar respostas adequadas a estímulos do exterior e interagir com o ambiente que nos cerca.
Tudo tão organizado e microscópico que reparamos apenas nos quilinhos a mais na balança... Nosso instinto de sobrevivência não nos ensinou a interagir com o meio de forma racional, apenas utiliza seus mecanismos de resposta diante dos estímulos que lhes apresentamos. Se a ingesta de calorias for maior que o suficiente, ele simplesmente vai acumulá-las para uma possível utilização posterior. É o trabalho dele! Está produzindo uma resposta ao estímulo... E todos os outros órgãos, sistemas e tecidos estão direta ou indiretamente relacionados a esta resposta. Por este motivo é bom compreendermos pelo menos um pouco sobre o metabolismo e suas consequências para nosso corpo.


Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...