Tecnologia do Blogger.
RSS

Sem resultado nos treinos?



Como tenho dito por aqui, vivemos no mundo da pressa, queremos retorno imediato para tudo. Muitas pessoas me procuram na academia dizendo que treinam todos os dias, mas não vêem resultados. Acredito que dois pontos devem ser observados:
1-  Os Princípios do Treinamento Físico estão sendo seguidos?
·     Princípio da individualidade biológica: não queira pegar o treino de um amigo (a) e sair fazendo igual. Você é único e suas células responderão de forma igualmente única.
·  Princípio da especificidade: se desejas “turbinar” o bumbum, porque queres fazer natação? Parece óbvio dizer que seu treinamento deve ser conforme seus objetivos, mas ainda tem aqueles que acreditam que fazer abdominais irá queimar as gordurinhas localizadas... (Se você ainda pensa desta maneira, por favor, procure um profissional que possa lhe orientar na escolha de uma atividade física que combina com você e irá lhe trazer os resultados desejados). 
·    Princípio da adaptação: seja qual for seu tipo de treino, seu corpo irá se adaptar a ele. Funciona mais ou menos assim: após um estímulo adequado (treino) seu corpo irá trabalhar para que aquele estímulo não o “perturbe” novamente. Irá se fortalecer para que da próxima vez que o mesmo estímulo ocorra ele esteja preparado. Com o tempo você terá que reajustar o treino, aí entra o próximo princípio. 
·  Princípio da sobrecarga: volume e intensidade dos estímulos devem ser progressivos e inversamente proporcionais: quando volume do treino está elevado, a intensidade deve estar baixa e vice-versa. O interessante é que a carga total de seu treino (querendo ou não) deve aumentar para que você sinta e tenha melhores resultados. Tudo isso, é claro, dentro de uma periodização inteligente do treino. 
·   Princípio da continuidade: digamos que o médico recomendou que você comece a caminhar porque está com sobrepeso. Você vai, caminha um dia e passa o restante da semana sem nem pensar em exercício. Será que esta caminhada trouxe algum benefício para sua saúde? Ajudou na redução de peso? Algumas calorias foram gastas durante o exercício, mas sem a continuidade do exercício, os benefícios não serão reais para a saúde e não haverá redução de peso. Assim acontece com qualquer tipo atividade física e objetivo. Precisamos ser perseverantes para ver os resultados! 
·     Princípio da reversibilidade: você corre atrás de um condicionamento físico legal. Então passa o verão e você resolve desistir da academia. O que acontece? Volta a ser tudo como antes, e às vezes ficamos piores que antes! Então, o importante é sempre seguir estes princípios para estar certo de um bom condicionamento físico e de seus benefícios para a saúde.

2-   Alimentação e descanso estão sendo adequados e suficientes?
  ·   De nada adianta passar o dia treinando se não suprir seu corpo com os nutrientes que ele precisa para construir estruturalmente aquelas células que foram trabalhadas durante o treino. E não estou falando de suplementação não. Falo de comida mesmo! Alimentos nutritivos como frutas, legumes, verduras, leite, carne, ovos... Fontes de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais... 
  ·     Dormir bem e o tempo suficiente é um ótimo aliado à saúde e à beleza. É durante o descanso que nosso corpo coloca em prática o que expliquei no princípio da adaptação e faz a restauração de células danificadas durante o dia. Também ocorre a síntese de hormônios fundamentais para que tudo ocorra bem durante o dia que virá.
   Bom, depois de feito tudo isso, espero que venham me contar os resultados...


Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...