Tecnologia do Blogger.
RSS

Cuidado: bomba! Como anda seu s2?


Como ontem foi dia do coração, recebi uma sugestão para que escrevesse sobre este nosso companheiro de todas as horas, nossa bomba incansável de vida...Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares, infarto e AVC representam 4 em cada 5 mortes nos países em desenvolvimento. Atinge 300 mil brasileiros por ano!
Alguns cientistas acreditam que este nosso velho amigo trás consigo um número “x” de batidas e quando ele alcança este número, ele pára (se você não “pifar” por outros motivos, claro). Será? Bom, isso eu não sei, mas cuidar desta máquina de fazer pulsar é sempre importante, sem dúvidas! Avalie aí se você está com as mãos na bomba ou com a bomba nas mãos:

Amigos do peito:
Gorduras Insaturadas: (ômega 3, 6...) auxiliam no controle de triglicerídeos, principalmente o colesterol.
Frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis: fornecem nutrientes essenciais.
Água: participa ativamente das reações químicas do metabolismo, favorece a filtragem sanguínea, a eliminação de impurezas e diminui a viscosidade do sangue.
Exercícios físicos: melhoram o retorno venoso (a circulação), aumentam a eficiência cardíaca (com o tempo o coração trabalha menos para suprir a mesma necessidade), melhoram a auto-estima, entre outros.
Inimigos mortais:
Alimentos gordurosos, frituras, carnes gordas: favorecem inflamações, acúmulo de gorduras e formação de coágulos.
Alimentos industrializados: principalmente os embutidos, ricos em sódio e gorduras, que elevam a pressão arterial.
Refrigerantes com cola e café: a cafeína eleva a pressão arterial e os açúcares trazem outros problemas entre eles, a obesidade.
Sedentarismo, estresse, tabagismo: favorece a obesidade, problemas circulatórios, hipertensão, formação de placas de gordura, depressão, entre outros.



Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...