Tecnologia do Blogger.
RSS

Você já ouviu falar em Síndrome X? E quarteto mortal? Parece coisa de cinema, mas não tem nada de cinematográfico nisso...
Também conhecida por Síndrome Metabólica ou plurimetabólica, é caracterizada pelo grupamento de doenças de alto risco cardiovascular como hipertensão, resistência à insulina, hiperinsulinemia, intolerância à glicose (diabetes tipo 2), obesidade central e dislipidemia (triglicérides alto, LDL-colesterol alto e HDL-colesterol baixo).
Brincadeira, ou quer mais? Muitos estudos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome metabólica. O sedentarismo, o tipo de alimentação rica em gorduras, as facilidades da tecnologia, a falta de tempo, tudo “ajuda” para que nosso condicionamento físico vá ficando cada vez pior. Uma coisa puxa a outra. Assim como se você começar a fazer horas-extras seguidamente seu corpo não reagirá da mesma maneira e sua mente tende a piorar, um fator de risco tende a se associar com o outro. Por exemplo, uma pessoa com sobrepeso tem maior possibilidade de apresentar resistência à insulina e hipertensão; os diabéticos geralmente têm seus níveis de triglicérides alterados, e por aí vai.
A boa notícia é que esta síndrome pode ser evitada e controlada. Assim como os fatores de risco estão associados, a prática regular de exercício físico traz benefícios interligados, pois a pressão arterial, a resistência à insulina, o diabetes, a dislipidemia e a obesidade tem seus índices diminuídos com a melhora do condicionamento físico.
Portanto a recomendação é: use a cabeça para cuidar do seu corpo antes que ele queira cuidar de si mesmo. Quando seu metabolismo se tornar “teimoso” seus esforços podem se tornar insuficientes. 

Quem quiser saber mais:

Síndrome metabólica e risco cardiovascular. I. V. Figueiredo. Coimbra, 2010.

Síndrome metabólica: revisão. Pediatria (São Paulo) 2006; 28(4):272-7.
Exercício Físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte. Vol. 10, nº4- Jul/Ago, 2004. 


Jaqueline Alves Nieto
CREF: 090794-G/SP

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...